terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prefeito apresenta detalhes da decoração do Carnaval Multicultural 2010

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (12), o prefeito do Recife, João da Costa, apresentou as novidades que farão parte da decoração do Carnaval Multicultural deste ano. O projeto foi concebido pelo escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira, que utilizou como pano de fundo a obra do artista plástico Vicente do Rêgo Monteiro, um dos homenageados da festa de Momo, juntamente com o compositor Getúlio Cavalcanti. Segundo o gestor municipal, a ideia é dar um ar mais moderno e alegre ao projeto com mudanças que ajudarão a consolidar o modelo desenvolvido há 10 anos.

“Estou muito feliz com o resultado. O Carnaval do Recife possui uma identidade visual que é uma verdadeira obra de arte e estamos sempre trabalhando para melhorar, modificar e evoluir. Esta nova roupagem abusa das cores, moderniza os traços e dá suporte a um evento multicultural onde todos os ritmos e expressões culturais têm vez”, destacou João da Costa. Uma das principais novidades do projeto são as peças tridimensionais, feitas em fibra de bananeira, que dão maior destaque aos elementos decorativos.

Outros elementos também receberão atenção especial. O Galo Gigante, tradicional alegoria em homenagem ao Galo da Madrugada, este ano vem elegante, trajando um colete azul, lá do alto de seus 33 metros. A base será vermelha e suas penas serão amarelas, azuis e vermelhas. O também tradicional pálio, guarda-sol gigante, em homenagem ao maracatu, terá fitas vermelhas, azuis, amarelas, verdes e laranjas. Em cima dele, uma estrutura com ilustração inspirada em Vicente do Rêgo Monteiro.

Para apresentar cada um dos oito polos do Centro, o autor do projeto, Carlos Augusto Lira, utilizou uma maquete eletrônica em vídeo. A animação detalhava a configuração exata de como cada polo deverá ficar para receber os foliões. Todos ganharão uma paleta de cores que os identificam juntamente com as máscaras que já são a marca do Carnaval Multicultural. As pontes e vias de chegada ao Bairro do Recife e entradas serão ornamentadas com pórticos e totens.

O Polo de Todos os Ritmos, no Pátio de São Pedro, receberá atenção especial. “Pedi pessoalmente que o Pátio recebesse um tratamento diferenciado. Participei por quatro anos da eleição de Rei e Rainha do Carnaval e sentia que precisávamos de uma decoração mais imponente, já que o local é um dos mais visitados desde a Semana Pré-carnavalesca. A solução, com a colocação dos bonecos em cima dos casarios ficou muito bonita e deixará o Pátio no clima de um verdadeiro baile popular. Além disso, foi uma bela forma de homenagear o trabalho dos artistas plásticos locais, na pessoa de Vicente do Rêgo Monteiro”, acrescentou o prefeito.

Os polos descentralizados não ficarão para trás. Cada um deles contará com totens decorativos de 7,5 metros e, assim como nos outros locais de animação, com banners de patrocinadores, blimpers e os palcos que seguem a mesma linguagem dos outros, mas com predominância das cores roxo, rosa e verde. A Frevioca e o Momomóvel serão revestidos com as máscaras da marca do Carnaval Multicultural, além de listras coloridas e mandalas.

João da Costa aproveitou a entrevista para anunciar que a Prefeitura deverá divulgar, ainda este mês, a programação da Semana Pré-carnavalesca, que será realizada nos polos do Recife Antigo. Toda a decoração do Carnaval Multicultural deverá estar pronta até o dia 06 de fevereiro, data do Baile Municipal, que acontecerá no Chevrolet Hall, em Olinda. O orçamento total da festa, já com aportes de patrocinadores, girará em torno dos R$ 27 milhões, valor equivalente ao do ano passado.

Além do prefeito, compuseram a mesa o secretário de Governo, Roberto Arrais; o chefe de gabinete, Félix Valente; o secretário de Cultura, Renato L; a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix; o coordenador do Carnaval Multicultural, André Brasileiro, o assessor executivo da Secretaria de Turismo, Carlos Braga; e o autor do projeto do Carnaval Multicultural, Carlos Augusto Lira. Outros secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.

Conheça o projeto, clique aqui para conferir.

Via Prefeitura do Recife
Foto: Reprodução
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário