sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bonecos gigantes abrem Carnaval 2010 de Pernambuco

Quem está nas ruas, depois de uma longa espera, são os bonecos gigantes. Nesta sexta-feira (5) à noite, eles tiveram um compromisso importante, em Olinda: foram os anfitriões da festa que abriu o Carnaval de Pernambuco.

O Fortim do Queijo, em Olinda, virou o palco de um encontro inusitado, entre celebridades e anônimos, vieram bonecos de todas as regiões do Estado, somando quase uma centena.


Catende enviou a Mulher da Sombrinha, que seduz os foliões na porta do cemitério. De Belém do São Francisco vieram Zé Pereira e Vitalina, que reivindicam o posto de bonecos mais antigos do Carnaval do Estado. Estão na folia há 91 anos. Michael Jackson tem estreia marcada no Carnaval de Olinda e já tem coreografia ensaiada.

Ao lado de tantos famosos, os bichos se soltaram. Eles vieram de Salgueiro e foram criados por Mestre Jaime, o grande homenageado do Carnaval de Pernambuco. Com 88 anos de idade, está há 60 anos leva o bloco "A Bicharada" às ruas do Sertão. Sozinho, criou quase 100 animais. Mestre Jaime foi a atração da festa e recebeu os cumprimentos do governador Eduardo Campos. Mas o que ele queria mesmo era cantar as antigas marchinhas de Carnaval. "Eu tô me sentindo uma criança nessa noite. Enquanto eu viver, o Carnaval de Salgueiro viverá", garante o artesão Mestre Jaime.

A festa dos bonecos inaugurou a temporada de magia em Olinda, para a alegria de turistas e moradores. "O pessoal da Europa vem para ver bonecos, o pessoal da Ásia também, porque são famosos por todo o mundo", diz o autônomo Diogo Barbosa. "Os bonecos chegam e animam todo mundo e vamos brincar, né não?", finaliza a aposentada Maria José Carvalho.

Postagem: Sávio Benevides
Via pe360graus
Foto: Divulgação / Reprodução TV Globo

Siga o Espalha Fato no Twitter: @espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário