sábado, 6 de fevereiro de 2010

Conheça melhor os homenageados do Carnaval do Recife e de Olinda

No Recife, o artista plástico Vicente do Rego Monteiro é um dos escolhidos. Nascido no Recife, em 1899, pouco mais de 20 anos depois, já era respeitado no exterior. Morou em Paris. Na década de 50 do século passado, estava de volta ao Brasil. Ele ensinou na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Pernambuco. Gostava de escrever, fazia poesias. Também foi dançarino.

A Prefeitura do Recife escolhei Vicente do Rego Monteiro para ser um dos homenageados do Carnaval de 2010 não porque ele pintasse a folia, mas porque retratava nossas cores, sons, sabores, nossas coisas populares. Ele morreu em 1970 e deixou uma herança e tanto para a nossa cultura.

O outro homenageado do Recife é o compositor Getúlio Cavacante (foto). Ele é de Camutanga, na Zona da Mata Norte. "Gosto muito do Carnaval do Recife. Junto dos blocos, dessa alegria maravilhosa, esse sentimentalismo dos frevos de bloco. Eu me sinto muito honrado em participar dessa festa", afirma o compositor". A filha dele, Alessandra Cavalcante, afirma que é fã e seguidora do pai. "Não tinha como não ser. Desde pequenininha todas as músicas que meu pai compõe ele mostra primeiro a mim", conta. "Ele é muito sério do dia a dia, é um pai muito metódico, rígido e correto, serve de exemplo para a gente. Mas sempre é dia de Carnaval, mesmo quando não é época", completa.

Em Olinda, a Prefeitura decidiu homenagear Fernando Gondim, este ano. Ele era promotor público. Foi secretário Municipal e vereador, autor da lei que disciplinou questões como o som alto e a venda de comidas e bebidas no Carnaval. Ele, que era tetraplégico, foi presidente e conselheiros de várias agremiações. A casa onde ele morava era ponto de encontro de troças e clubes. Morreu em 2001, de insuficiência pulmonar. Deixou quatro filhos e 12 netos.

O outro homenageado em Olinda é o presidente do Patusco, Itacy Vasconcelos Guimarães, o Tuca. O bloco nasceu em 1962 e sai em três dias do Carnaval. "É um orgulho muito grande ser homenageado por umdos maiores carnavais do Brasil. Principalmente por se tratar de um bloco de samba, estamos mostrando samba na terra do frevo. Isso quer dizer que Recife e Olinda não têm preconceito, todo ritmo faz sucesso", afirma.

No segundo bloco do programa, veja que o Galo da Madrugada faz festa no Sábado de Zé Pereira e também o ano inteiro. O Palácio do Galo foi inaugurado em outubro e promoveu festanças todas as quintas-feiras, numa antecipação de Carnaval, como num baile, revivendo os velhos tempos. Passaram pelo palco maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, grupos de tambores, caboclinhos, escola de frevo e vários artistas e bandas.

Postagem: Sávio Benevides
Via G1
Foto: Divulgação / Repordução TV Globo

Siga o Espalha Fato no Twitter: @espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário