segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Grupos de Catraias e de Bois invadiram as ruas de duas cidades, uma na Mata Norte e outra na Mata Sul

Grupos de Catraias e de Bois invadiram as ruas de duas cidades, uma na Mata Norte e outra na Mata Sul, fazendo um dos mais alegres carnavais do interior.

No primeiro. a concentração é na entrada da cidade de Paudalho. São 32 bois e uma vaca que se produziu toda pra chamar atenção deles. Eles balançam ao som da bateria formada apenas por crianças, como Julio, de apenas 7 anos. Mas para quem brinca, o bom mesmo é desafiar o bicho.

"A gente apita para o boi. Catuca ele para ficar alvoroçado e cair em cima da gente, para brincar", contou o mestre do boi, Denis Germano.

O Boi da Cara Preta, que costuma assustar crianças que não querem dormir, não faz medo a criançada. Almir Vicente, que carrega o bicho há 10 anos, nem se incomoda com o calor. “É muito bom, muita alegria”.

Quando o desfile chega no fim, a hora tão esperada: o mestre de cerimônia apresenta a noiva. Ela se exibe e o escolhido se apresenta. Para selar a união, o novo casal se beija. O casamento dura até o Carnaval do ano que vem.

Já em Escada, na Mata Sul do Estado, foi dia das Catraias, que se produziram para a festa.

As mais arrumadas foram premiadas, e até o pequeno Guilherme, com um ano de idade, participou. Ele foi escolhido a catraia mais nova, toda produzida pela mãe. “Eu acho muito bonitinho, rapaz. Que ele é pequenininho”, disse Luana Costa.

O destaque do bloco foi João Luiz, que ganhou o prêmio de catraia mais charmosa. "Todo um trabalho, né. Uma preparação. E esse é o momento da gente se revelar", contou o vencedor.

Já são 25 anos de brincadeira das catraias de Escada, e o bloco que começou com apenas 30 pessoas, hoje, arrasta mais de 7 mil foliões pelas ruas da cidade.

Via pe360graus
Foto: Reprodução/TV Globo
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário