sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vinte e cinco trios irão animar o Galo no Sábado de Zé Pereira

Vinte e cinco trios e quinze carros de apoio ficarão responsáveis por animar os foliões durante o Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira. A programação, anunciada na manhã desta terça-feira (9), na sede do bloco, será marcada pela diversidade, já que a homenageada da festa este ano será a cultura pernambucana. Os mais variados ritmos e manifestações artísticas do Estado estarão representadas por artistas como: Alceu Valença, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, João do Morro, Quinteto Violado, entre vários outros. A festa, contudo, também abrirá espaço para artistas de outros estados, como Chico César e Fafá de Belém.

O tema do clube de máscaras este ano é Galo: Pernambuco de Todos os Carnavais. Segundo o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, a intenção é demonstrar o imenso leque de ritmos que compõem a cultura pernambucana. "Estaremos homegeando manifestações tipicamente locais, como os Caretas, Papangus, Caboclinhos, e, é claro, o frevo que completa 103 anos. A ideia é, através da homenagem, levar o Galo a outros municípios e quem sabe um dia até a outros países", contou emocionado. A expectativa é que o bloco reúna entre 1,5 e 1,7 milhão de foliões.

Outra ideia apresentada pela direção é tirar o Galo da sazonalidade. "Queremos que o frevo e o Galo sejam lembrados e trabalhados durante todos os meses do ano e não apenas no Carnaval. Por isso, compus uma música intitulada 'É Galo o ano inteiro'. Sabemos que isso é viável. É só olhar o Quintas do Galo que já é um sucesso", comentou o Maestro Forró, uma das atrações do bloco e autor da canção, se referindo à programação semanal que acontece todas as quintas, às 19h30, na sede da agremiação.

Pela primeira vez, o Galo estenderá a festa para a segunda e a terça de Carnaval. A principal atração é a versão infantil da agremiação, o Pinto da Madrugada. A saída do bloco está programada para a Terça-Feira Gorda, às 10h, em trajeto que tem início na Rua da Concórdia, passa pela Praça Joaquim Nabuco e retorna para a sede do Galo, pela Rua Floriano Peixoto. A festa dos pequenos será animada pelas Orquestras Barca Maluka, Capital do Frevo e 100% Mulher, com participação especial do Maestro Spok. A animação, entretanto, tem início já na quinta-feira (ver programação).

Neste ano, o desfile contará com quatro carros alegóricos assinados pelo coreógrafo Ary Nóbrega. Quem dá início ao trajeto é o carro Abre Alas, com uma estátua do Galo com aproximadamente quatro metros de altura. Ele será seguido pelos carros "Leão do Norte", "Bonde do Frevo" e "Pernambuco de todos os Carnavais". Em cima de cada um deles, estarão entre 15 e 20 passistas e dançarinos.

Uma das novidades trazidas pelo bloco em 2010 será uma cabeça gigante do Galo, desenvolvida pelo artista plástico Sílvio Botelho, que ficará suspensa sobre um guindaste, chegando a uma altura de 22 metros. "Este Galo começará a cantar às 5h na Praça Sérgio Loreto e só irá parar às 9h, com o começo do desfile. Depois, seguirá para a Avenida Guararapes, onde irá saudar os foliões, com giros de 360º", explicou Rômulo Meneses.

ATRAÇÕES EXTRAS - Além dos 25 trios que irão animar a folia, outros nomes consagrados da música prometem marcar presença no Galo e dar uma canja durante o desfile. "Alguns artistas convidados para o camarote oficial serão levados aos trios por um elevador especialmente projetado. Alguns encontros já estão definidos e outros estão sendo viabilizados. Gustavo Travassos e Fafá de Belém, por exemplo, irão receber Luiz Melodia para um Frevo de Bloco. Já o Maestro Forró deverá cantar com Fernanda Abreu, que já confirmou presença", comentou o organizador do camarote, Guilherme Meneses.

Outro encontro programado é o de Elba Ramalho e Nena Queiroga com Silvério Pessoa, Lula Queiroga e Naná Vasconcelos. Nomes importantes da música brasileira também fazem parte da lista de convidados e podem subir aos trios de última hora, como Emílio Santiago, Emanuelle Araújo, Paulinho Moska e Jorge Mautner. Algumas celebridades também já confirmaram presença, como Luiza e Yasmin Brunet, Matheus Nachtergaele, Guta Stresser e Rodrigo Veronese.

Via JC Online
Foto: Reprodução
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário